domingo, 23 de maio de 2010

A Suiça é logo ali.

Rafael Castello Branco

Veneza? Paris? Buenos Aires? Estes são os primeiros locais que aparecem na nossa cabeça, quando pensamos em programar uma viagem inesquecível. Nunca estive em algum deles, mas tenho certeza de que seriam um belo plano de fundo para uma data importante. Porém, quando pensamos em programas românticos e bonitos, raramente lembramos de cidades brasileiras. Queremos a certeza de que vai dar certo, um luxo, teoricamente, difícil de se encontrar no nosso país, não é verdade? Mentira. Eu tinha exatamente esta forma de pensar, até que conheci "a Suiça brasileira". 


Campos do Jordão, em São Paulo, consegue reunir todo o clima e glamour europeu, dificilmente encontrados no Brasil. Com temperaturas que obrigam o visitante a vestir o que tem de melhor, a cidade é um verdadeiro desfile de moda. Nem o cachorro vira-lata escapa, munido de um pêlo macio e brilhoso, digno daqueles cães de madame. Era outono quando estive em Campos, e cheguei a pegar 2ºC de temperatura. Porém, no inverno, quando a cidade lota de gente de todo o Brasil, as temperaturas chegam a negativo. Todo este clima europeu combina com a vegetação, à base das lindas araucárias, os restaurantes e construções, bem no estilo suiço, e as lojas. Um cenário perfeito para quem gosta de curtir um fim de semana a dois.


Estaria mentindo se dissesse que o custo da viagem é baixo. Prepare seu bolso, meu amigo, porque toda beleza de Campos tem seu preço. Mas, dinheiro não é problema quando você quer fazer alguma coisa legal e romântica. Fiquei instalado na Vila Capivary, onde se encontra o famoso centrinho de Campos. Por mais próximo do centro que eu estivesse, a tranquilidade que tive foi máxima. É curioso ver a educação do povo, muito hospitaleiro, por sinal (Não, não farei piadas com São Paulo). Posso dizer que, se você passar 15 dias na cidade, vai ter a possibilidade de jantar em um lugar diferente por dia e sair satisfeito em todos (créditos à Raysa por esta frase). É impressionante a qualidade dos locais. Eu recomendaria um fondue regado a um saboroso vinho nos restaurantes Ludwig e Toco. 


Além da gastronomia e das lojas, Campos guarda um belo patrimônio ambiental. Quem visita a cidade, não pode deixar de conhecer o Horto Florestal, o borboletário, o bondinho da cidade (que, infelizmente, não conheci) e o teleférico do Morro do Elefante. Permaneci por um fim de semana em Campos, e acabei deixando de conhecer a Pedra do Baú, o Pico do Itapeva e a Ducha de Prata, pontos turísticos bastante conhecidos. Também é impossível sair de lá sem comer um rodízio de fondue (queijo, carne e chocolate impecáveis) e tomar um chocolate quente no Montanhês (um dos melhores da cidade).


Campos do Jordão, apesar de toda a tranquilidade e romantismo, também pode ser o destino de quem gosta de curtir uma night. A cidade, que bomba nos meses de Junho, Julho e Agosto, tem uma boate e é palco de diversos shows e festivais. O Festival de Inverno, que acontece em Julho, é o principal evento da cidade. 

Portanto, na hora de programar a sua viagem, não deixe de olhar para dentro do próprio Brasil. Você pode, assim como eu, se surpreender com um paraíso destes. E, sim, tive uma viagem inesquecível, gastei apenas 5 horas de viagem, não precisei de passaporte e nem estudar outra língua. Fica a dica do Vivenda News!

2 comentários:

  1. Podia pelo menos disfarçar e não colar um texto do site da prefeitura.
    Brinks = )

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem e já fiquei com vontade de conhecer o lugar. Valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir